Falar de Viagens

O que visitar em Praga em 2 dias

Já lá vão uns anos desde a última vez que estive em Praga, mas não é por isso que gosto menos dela.
Apesar de não ser a minha cidade favorita, acho Budapeste bem mais bonita por exemplo, é uma cidade a não perder, cheia de história, recantos mágicos e coisas que conhecer!
Tive a oportunidade de visitar Praga 2 vezes, uma com o meu pai em 2010 e outra com amigas em 2011. Das duas vezes foi bastante divertido, se bem que da primeira tive mais tempo e acabei por ver mais coisas.
Assim sendo, e visto que muita gente não tem mais do que 2 ou 3 dias para ver a cidade, aqui fica um pequeno roteiro sobre o que ver em Praga numa viagem de 2 dias!

Dia 1

No primeiro dia vamos dedicar-nos à zona do Castelo de Praga, descendo pelas suas ruas sinuosas até à Ponte Carlos, aproveitando para ver a Igreja do Menino Jesus de Praga, o Parque de Kampa, a John Lennon’s Wall e a rua mais estreita do mundo!

Castelo de Praga

castelo de praga

O Castelo de Praga não é realmente um castelo como o nome indica, mas sim uma fortaleza com vários edifícios dentro. É considerado a maior fortaleza medieval do mundo. Foi construído durante o século IX e é o monumento mais importante de toda a República Checa. Um óptimo local para começarmos a nossa visita!

Catedral de São Vito

catedral san vito

É o edifício que vemos quando olhamos para o Castelo de Praga desde qualquer parte da cidade. É o símbolo de Praga e de toda a República Checa. Demorou 6 séculos a ser construída! Podemos subir até às suas torres e ter uma vista fantástica da cidade, mas aviso já que a subida é penosa e custa! No entanto as vistas lá de cima valem todo o esforço!

Traseiras da Catedral de San Vito, a minha parte favorita

Traseiras da Catedral de San Vito, a minha parte favorita

Vistas sobre o Castelo de Praga

Vistas sobre o Castelo de Praga

Vistas sobre a cidade de Praga

Vistas sobre a cidade de Praga

Vistas sobre a cidade de Praga

Vistas sobre a cidade de Praga

Rua do Ouro

rua do ouro

Peek-a-boo!

Uma minúscula rua à entrada do Castelo e que muitas vezes passa despercebida aos visitantes mais distraídos. Não deixem de a visitar, as suas casinhas minúsculas e coloridas valem a pena! E… Sabiam que no número 22 desta rua vivieu Franz Kafka durante alguns anos? (das duas vezes que estive em Praga, a Rua do Ouro estava em obras 🙁 …)

Loreto

Um dos lugares de peregrinação mais importantes da República Checa. No seu claustro podemos encontrar uma réplica da casa da Virgem Maria.

loreto prague

(autor: Greenfie / Flickr CC)

Preço: tour mais completo CZK 350 (13€)
Metro: Malostranska (linha A)
Eléctrico: 22 ou 91, Pražský hrad
Web oficial

Depois da visita ao Castelo de Praga, saímos pela Porta de Matias e descemos até à Praça da Cidade Nova (Malostranské námestí) pelas escadas Zámecké schody. Ao chegarmos à praça vamos encontrar a Igreja de São Nicolau, uma obra prima do barroco. Se não estiverem cansados, podem subir até à torre para ver a cidade e o rio de mais perto!

igreja sao nicolau

Antes de seguirmos pela Ponte Carlos para a Cidade Velha, existem várias outras coisas que ver deste lado do rio. Um destes locais provavelmente não agradará a todos os turistas, mas digo desde já que se levarem uma recordação daqui para as vossas avós (ou tias mais velhas) ganham muitos pontos 😛 falo da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, mais conhecida como a Igreja do Menino Jesus de Praga! Está situada na rua Karmelitská 9, a meia dúzia de passos da Mostecká, a rua principal que nos leva até à Ponte Carlos.

Fachada da Igreja de Nossa Senhora da Vitória

Fachada da Igreja de Nossa Senhora da Vitória

menino jesus de praga

Outra local muito conhecido que se encontra aqui perto é a Lennon’s Wall, uma parede em homenagem a John Lennon cheia de grafittis que vão mudando de cada vez que lá passamos. Mesmo ao lado podemos encontrar uma daquelas típicas pontes cheias de ‘cadeados do amor’ (que eu não acho piada nenhuma ahahah).

lennons wall John Lennon's wall DSC00872

Com vontade de descansar no “lombo” de um bebé gigante ou num parque com vistas fantásticas para o rio? Vamos até Kampa, então!

kampa david cerny

Aqui encontrarão, para além de um restaurante e um hotel, um grande parque com vistas para o rio e para a Ponte Carlos. É impressionante o silêncio que podemos desfrutar deste lado enquanto vemos (e imaginamos) a barulheira que as pessoas e os artistas de rua fazem na ponte. Os bebés gigantes são uma das esculturas do checo David Cerny, um dos escultores mais famosos do país, e também mais controversos. Estes bebés gigantes e com caras estranhas podem ser vistos em 2 locais da cidade: no parque de Kampa e a subirem pela Torre da Televisão no bairro de Zizkov.

kampa david cerny

Já estão mais descansados? Continuamos?

Ainda deste lado, podemos visitar o Museu de Franz Kafka, passagem obrigatória para os fãs do escritor e a rua mais estreita do mundo!

O Museu de Kafka está na rua Cihelná 635/2b e a entrada custa CZK 200 (7,40€). Não cheguei a entrar no museu, mas posso-vos dizer que no pátio de fora encontramos várias estátuas e esculturas bastante arrojadas, das quais eu destaco esta, que se chama ‘PISS’:

kafka david cerny

Literalmente são 2 homens a urinarem num “lago” com a forma da República Checa. O autor? David Cerny, óbvio!

Mesmo ao lado do museu encontramos a Rua mais estreita de Praga, a Vinárna Čertovka. Na realidade não é uma rua com saída, mas sim a passagem que vai dar a um bar. Isso sim, o bar tem umas esplanada com umas vistas invejáveis!! A rua é tão estreita que tem sinais de trânsito para que as pessoas não choquem umas com as outras!

DSC00852 DSC00854

É (finalmente) hora de atravessar a Ponte Carlos, a mais conhecida da cidade e uma das mais famosas do mundo! São 516 metros de ponte em pedra maciça, com 30 estátuas de santos e inúmeros artistas de rua. É um lugar que está sempre cheio de turistas, mas mesmo assim muito bonito! Das 30 estátuas barrocas a mais antiga é a de São João Nepomuceno, colocada em 1683. Diz-se que quem pedir um desejo colocando a mão esquerda na figura do santo, terá sorte e verá o desejo ser cumprido… Experimentamos?

ponte carlosponte carlos
ponte carlos Ao chegarmos à margem da Cidade Velha verão à vossa direita um edifício com letras neon azuis em todos os andares. Essa é a discoteca mais famosa entre os turistas que visitam Praga. Tem 5 andares, com diferentes tipos de música.

Praça da Cidade Velha

praça cidade velha praga

Seguindo a rua Karlova chegaremos até à Praça da Cidade Velha, Staroměstské náměstí, o centro da vida pública de Praga desde a idade média. A rua Karlova é um bocado sinuosa, com curvas e contra-curvas, cheia de lojas de souvenirs, teatros, bares e demais comércios prontos para os turistas. Não se preocupem se demorarem a chegar à Praça… É normal! E se acharem que se perderam, basta seguir os outros turistas!

Relógio Astronómico

O ex-libris da cidade de Praga e da praça! É o relógio medieval mais conhecido do mundo e foi construído em 1490 pelo maestro relojoeiro Hanus. Segundo reza a lenda, depois de terminado o relógio, mandaram arrancar-lhe os olhos para que não pudesse fazer nenhum outro relógio igual.

relogio astronomico orloj praga

O Orloj, como é conhecido em checo, está localizado numa das paredes da torre da Câmara Municipal e, entre outros detalhes, é composto pelo: Quadrante Astronómico, que mostra as 24 horas do dia, a posição do sol e da lua e outros pormenosres astronómicos; os 12 apóstolos, figuras animadas que aparecem a cada hora; e o Calendário Circular, representando os meses do ano e os símbolos do zodíaco.

relogio astronomico orloj praga

Igreja de Nossa Senhora diante de Týn

Vista desde a Praça da Cidade Velha parece uma igreja “normal”, com as suas duas torres de 80m cada uma, a sua virgem feita em ouro e os seus sinos a tocarem a cada quarto de hora… Mas no momento em que tentamos contornar os prédios em frente à igreja para entrarmos… reparamos que é “IMPOSSÍVEL”!

igreja tyn

Onde está a entrada? :O

Não é impossível encontrar a entrada da igreja, mas é bem difícil! É necessário atravessar um dos prédios (à direita com 4 arcos) que tem em frente à fachada principal e que dá a um pequeno ‘largo’ onde se encontra a entrada.

igreja tyn

A igreja começou por ser um edifício pequeno, mas com o tempo a sua dimensão, e importância, foi crescendo… Cresceu tanto que acabou por chegar às traseiras dos edifícios em frente, ficando com a porta tapada dos olhares curiosos!

igreja tyn

Quando terminarem de passear pela Praça da Cidade Velha e pelas ruas adjacentes (Uprasné Brány, Jakubská e Stupartská são algumas das mais bonitas e típicas), escolham uma das ruas que começa em frente ao Relógio Astronómico e caminhem até à Praça Venceslau, na zona da cidade nova. Este foi o epicentro da luta contra o comunismo em Praga e é possível ver um monumento erguido em honra de Jan Palach que se imolarou pelo fogo nesta praça num protesto contra a ocupação soviética.

praça venceslau museu nacional praga praça venceslau praga praça venceslau praga

A Praça de Venceslau tem 60m de largura e 750m de comprimento, é enooorme! Numa das pontas está situado o Museu Nacional e um pouco à esquerda, a  Ópera Estatal.






Dia 2

O segundo dia será dedicado a uma zona muito específica da cidade de Praga: a zona de Josefov, ou bairro judeu. Pode parecer que por ser apenas 1 bairro não tem muito que ver, mas lembro-me de quando lá fui. Demoramos quase um dia inteiro para ver tudo tranquilamente e sem nos acotovelarmos com os restantes turistas!

Antigo Cemitério Judeu e Sinagogas

Antigo Cemitério Judeu

Antigo Cemitério Judeu

O cemitério é antigo, é creepy, parece abandonado e dá-nos aquela sensação de medo dos filmes de terror.. Por isso merece MUITO a visita! Estima-se que haja mais de 100mil corpos aqui enterrados. Entre eles encontramos o Rabbi Loeb, o criador do Golem de Praga.

Para visitar o cemitério e as Sinagogas é necessário comprar uma entrada (única) que dá direito a visitar todos os monumentos. A Sinagoga de Pinkas, onde está situado o Antigo Cemitério, é a que se encontra mais perto da saída do metro, portanto será quase sempre a que tem mais gente à espera. O truque é começar por ver aqueles monumentos que têm menos fila de espera antes! A ordem com que se vê as sinagogas é indiferente.

Sinagoga de Pinkas

Sinagoga de Pinkas

Antigo Cemitério Judeu

Antigo Cemitério Judeu

Antigo Cemitério Judeu

Antigo Cemitério Judeu

Se depois de visitarem todo o bairro judeu ainda tiverem tmpo livre, há algumas outras actividades que poderão fazer e monumentos para ver:

  • Torre da Pólvora – Torre gótica situada num antigo portão de entrada para a Cidade Velha

torre polvora rpaga

  • Teatro de Luz Negra – Um dos espectáculos que mais gente atrai em Praga. Um dos mais conhecidos é o Aspects of Alice. Os preços não são baratos, mas às vezes arranjam-se promoções.

teatro negro praga

  • Teatro de Marionetas – Se o espectáculo de luz negra não vos convencer, podem sempre ver um tradicional teatro de marionetas
  • Ilha de Kampa – Situada perto do parque de Kampa (o dos bebés gigantes), é um óptimo sítio para passear e relaxar
  • Casa Dançante – Construída por Frank Gehry, é sem dúvida o expoente máximo da arquitectura contemporânea em Praga.
casa dançante

(autor: Clark & Kim Kays / Flickr CC)

  • Walking Tours, ou melhor ainda, Ghost Tours – Os walking tours são bons para conhecermos um pouco melhor a cidade, tendo tempo de olhar à nossa volta, em  vez de estarmos em frente a um edifício e com a cara enfiada no guia turístico que compramos no aeroporto.
  • Museus – Eu adoro museus! Alguns museus, vá… Praga está recheada de museus interessantes: Museu dos fantasmas e lendas de Praga, Museu dos brinquedos sexuais, Museu dos instrumentos de tortura, Museu do Lego, Museu do Comunismo… Aqui está um artigo sobre 10 museus estranhos em Praga!

museu tortura

  • Lojas e bares de Absinto – Uma das bebidas mais típicas de Praga é o absinto! E podemos encontrar lojas e bares dedicados exclusivamente a esta bebida por todas as partes da cidade! Verdes, cheios de luzes e fadinhas…

 

Vais viajar para Praga?

Reserva as melhores visitas guiadas por Praga com a Civitatis e em português!!

Ao utilizares os links da Civitatis presentes no Falar de Viagens estás a ajudar-nos a pagar os gaastos associados ao blog e o preço dos produtos que compras não é afectado!

Artigos Relacionados

13 comentários sobre “O que visitar em Praga em 2 dias

  1. Lucas

    Que de mais esses roteiro de 2 dias. Praga é uma cidade que eu gostaria muito de visitar, mas teria que dividir alguns atrativos com cervejarias locais. Hehe

    1. Susana Autor do artigo

      Ahahaha quando fiz esta viagem o meu ritmo era um pouco mais alto do que hoje em dia! E na altura fiquei mais de 2 dias, mas para o artigo decidi “condensar” tudo em apenas 2 dias por haver muita gente que tira apenas um fim-de-semana para conhecer a cidade 🙂

  2. Pedro Henriques

    Praga é daquelas cidades que anda na minha lista há imenso tempo! Acho que vou estar lá apenas de passagem, e este teu roteiro de 2 dias é perfeito para essa viagem. Gostei de todos os sitios que enumeraste, tudo muito bem explicado. Parabéns pelo post. Abraço desde Braga.

  3. Ricardo Costa

    Olá, primeiro obrigado pelo seu post deu aqui uma grande ajuda para eu fazer o meu roteiro em Praga ! E depois queria perguntar uma coisa, é fácil trocar euros por moeda lá ? Há algumas zona que recomende para trocar ?

    Cumps,
    Ricardo

    1. Susana Autor do artigo

      Olá Ricardo,

      Obrigada pelo comentário 🙂
      Sim, nestes países costuma ser bastante fácil trocar dinheiro. Há muito tempo que não vou lá, então não me lembro de nenhum sítio que tenha bom câmbio. Isso sim, NUNCA no aeroporto! 🙂 só costumo trocar uns 10/20eur, o suficiente para chegar ao centro da cidade!
      Espero que desfrutes da cidade, vale muito a pena!
      Abraço
      Su

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.