Falar de Viagens

Meios de transporte originais para viajar na Europa

Da próxima vez que andares pelo “Velho Continente”, deixa de lado o transporte do costume e aposta em conhecer meios de tranportes originais para que a tua viagem pela Europa seja ainda mais divertida!

Todos conhecemos o Uber ou Cabify, os táxis, metropolitanos e autocarros e é provável que apanhemos vários deles durante um dia de trabalho.

Então… porque voltar a repetir o processo quando estamos de férias? Aproveita para conhecer meios de transporte alternativos!! Aqui ficam alguns dos mais interessantes e originais.

Burro-táxi – Mijas, Espanha

Não basta que a cidade tenha um nome bastante peculiar para nós portugueses, ainda se lembraram de “inventar” o burro-táxi!

A “moda” começou durante os anos 60 com os agricultores que voltavam do campo depois das jornas de trabalho em cima dos burricos. Os turistas viam aquilo e pediam sempre para tirar fotos, oferecendo algumas gorjetas depois.

O que estes agricultores ganhavam com os turistas superava o salário da vida no campo e assim surgiu uma nova profissão!

Schwebebahn – Wuppertal, Alemanha

Porquê ter um elétrico normal quando podemos ter um suspenso no ar? Isso foi o que pensaram em Wuppertal na Alemanha.

O Schwebebahn foi inaugurado em 1901 e percorre cerca de 13 quilómetros, circulando suspenso por cima do rio Wupper.

Para além de um ótimo e original meio de transporte, é também uma das poucas vezes que poderás apreciar a paisagem sem ter as vias pelo meio!

Beer Bike – Toda a Europa

A beer bike não é propriamente um meio de transporte, mas é uma boa forma de conhecer a cidade que estás a visitar de uma forma diferente, passeando pelas suas ruas enquanto pedalas e bebes cerveja.

Eu experimentei-a em Madrid com algumas amigas e a diversão está assegurada!

É possível encontrá-las um pouco por toda a Europa e atenção porque em alguns países pode haver restrições quanto ao consumo de alcoól na bicicleta.

Vaporetto – Veneza, Itália

Meter a gôndola aqui seria um pouco clichê, até porque é mais uma atração turística que realmente um meio de transporte propriamente dito.

Para viajar em Veneza como os locais, o truque é apanhar um dos muitos vaporettos que navegam pelos canais da cidade. Para além de serem muito mais baratos que as gôndolas, também te levam a qualquer lado da cidade onde precises ir, como a um verdadeiro veneziano.

Comboios históricos – Espanha

Um meio de transporte igual mas diferente. Há certas alturas do ano na quais poderás sair de Madrid e visitar uma das cidades vizinhas utilizando um comboio histórico de inícios do século.

Consoante a cidade de destino, a peça de teatro que conta um pouco da vida das figuras importantes dessa cidade vai mudando. Alguns exemplos incluem o Tren de Felipe II que vai para El Escorial, o Tren de Cervantes para Alcalá de Henares e o Tren de la Fresa que vai até Aranjuez.

Outra forma de viajar pela Europa pde ser comprando carros usados na Alemanha, de preferência modelos vintage!, e utilizando-os para percorrer o “velho continente” em busca de mais aventuras e de outros meios de transporte originais!

Quantos destes meios de transporte já utilizaste? Qual o teu favorito? Eu admito que adooooro andar de elétrico e sempre que passo por Lisboa dou uma voltinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.