Falar de Viagens

O que podemos, ou não, levar de um quarto de hotel?

No artigo de hoje decidi falar de um tema algo polémico: o que podemos “roubar” num quarto de hotel quando ficamos hospedados?

Há quem diga que não se deve levar nada, mas também há quem pense que, já que estão a pagar, podem levar tudo o que lhes apetecer… Na minha opinião, é preciso ter um pouco de consciência e cabeça na hora de levar coisas dos quartos de hotel. Não há problema em levar as amenities de banho, mas nem pensar em roubar a televisão ou o roupão de banho!

roubar amenities hoteis, roubar toalhas hoteis, posso levar as toalhas dos hoteis, ofertas hoteis

PODES LEVAR

– Miniaturas de toilette/amenities (gel de banho, champô, sabão, etc). O hotel já está a contar que as pessoas os levem para casa, portanto não há qualquer problema. E se ficarmos 4 noites num hotel, podemos levar para casa miniaturas x 4? Por poder, podemos… Mas se calhar vamos parecer um pouco “esmifras”!

– Outros artigos de higiene como as escovas de dentes descartáveis, os kits de costura, mini-gilettes, toucas de banho. Admito, fico toda feliz quando encontro um kit de costura num quarto de banho de hotel. Nos últimos anos não os tenho visto e na verdade dão bastante jeito para ter na carteira! Da última vez até “roubei” uma esponja para os sapatos, mas só porque estava a precisar 😛

– Material de escritório: Bloco de notas, caneta e envelopes. Tudo aquilo que for pequeno e tiver o logo do hotel, podemos levar. E eles até agradecem! Assim

– Alguma oferta que o hotel deixe (bombons, água, champanhe, etc). É bom primeiro ter a certeza de que estes são realmente oferta do hotel, senão a brincadeira pode sair cara… E nada de beber as bebidas do mini-bar e encher com água (ou coisas de cor similar à bebida original..)!!

– Chinelos. Na linha entre o SIM e o NÃO. Há quem diga que não se devem levar, outros há que os levam sem qualquer problema. Este tipo de “obséquios” está reservado apenas para os hotéis de preço médio alto, portanto penso que não se importarão se levares um par… E assim contribuis para que os próximos hóspedes não usem chinelos “reutilizados”…

– Mapas e guias. De igual forma que o material de escritório, se contam com o logo do hotel, não há qualquer problema em levá-los! No entanto muitos destes guias/mapas são uma armadilha: pensas que os vias poder utilizar, até que te dás conta de que os logos tapam as ruas mais conhecidas e transitadas.

roubar amenities hoteis, roubar toalhas hoteis, posso levar as toalhas dos hoteis, ofertas hoteis

NÃO PODES LEVAR

– Comando da TV. Parece estúpido, mas pelos vistos continua a ser das coisas mais roubadas nos hotéis, por isso muitos têm uma fee para poder levantar o comando na recepção.

– Lâmpadas. A sério? Eu sei que há gente para tudo, mas será mesmo preciso descer tão baixo?

– Roupões e toalhas. Por “muito giro” que seja ter uma toalha do Ritz em casa, não fica bem a ninguém. Em 2008 a cadeia hoteleira Holiday Inn estimou que foram roubadas dos seus hotéis cerca de 500mil toalhas…

– Secador de cabelo. O facto de estar aparafusado à parede já indica que é para ficar no sítio! 🙂

– Bíblia. “Não roubarás” não era um dos 10 mandamentos? 😉

– Almofadas e/ou roupa de cama. Por incrível que pareça, há gente com ideias tão rebuscadas que leva edredons velhos de casa para os substituir pelos do hotel…

roubar amenities hoteis, roubar toalhas hoteis, posso levar as toalhas dos hoteis, ofertas hoteis

Nos últimos anos as técnicas do hotéis para evitar este tipo de roubos  têm melhorado: há hotéis que não oferecem amenitites em tamanho mini, mas sim em tamanho grande. Podes utilizar a quantidade que quiseres, mas se os quiseres/tentares levar para casa serão descontados do teu cartão de crédito. Outros hotéis começaram a vender os produtos mais roubados pelas pessoas: toalhas, almofadas, roupões… Podes comprá-los na recepção do hotel se preferires! E depois há a técnica que “nunca passa de moda”: roubas, e assim que o hotel der conta, descontam-te o valor do cartão de crédito!

E vocês, que tipo de coisas costumam trazer como recordação dos hotéis? Alguma vez roubaram algo “proíbido”?

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *