Falar de Viagens

10 conselhos para visitar uma Feira de Turismo e não morrer na tentativa

FITUR, ou as feiras de turismo em geral, são uma boa oportunidade para conhecer destinos novos, provar a sua cultura e gastronomia gratuitamente, ver espectáculos diferentes do habitual e sobretudo divertir-se…

Mas se não tiveres cuidado, podes chegar a casa cansado, atafulhado de papéis, com uma valente dor nas costas e nos ombros e sem vontade de repetir (foi o que me aconteceu no ano passado!)

Como passei por todas estas fases no FITUR do ano passado, e para que não vos aconteça o mesmo, deixo aqui 10 conselhos:

1- Se puderes/conseguires vai à feira num dos dias para profissionais.

Há menos gente, vais ser melhor atendido e as pessoas dos stands vão ter mais paciência

2- Planeia a tua visita.

Estas a pensar fazer uma viagem ao México ou a uma capital europeia nos próximos meses? Vai aos stands desses países/cidades, apresenta-te, diz que vais viajar e mostra-te interessado em ter um pouco mais de informação sobre o destino. Se tiveres sorte pode ser que arranjes descontos em algum hotel/espectáculo, ou dicas de pessoas que la vivem (que são tao ou mais importantes que os descontos)

3- Leva algo para comer.

Normalmente as cafetarias que existem nestes pavilhões são caras e em dias como estes, pior! E se não conheceres o Tio Quim do stand de Valencia, muito provavelmente ficarás de fora do rol de “pessoas importantes” que foram convidadas para comer aquela deliciosa paella que esta ali a olhar para ti! As amostras não tiram a fome, acredita!

4- Leva agua.

Pela mesma razão que a comida;) a menos que vás à feira de vinhos, não terás oferta de bebidas em cada stand por onde passes…

5- Cuidado com os papéis e as ofertas…

Um dia inteiro a carregar com o chapéu para chegar a casa, tirar meia dúzia de fotos e deitá-lo fora!

De certeza que precisas desse chapéu vietnamita que só vais usar na selfie que acabaste de tirar? E todos esses flyers em que pegaste na zona dos hotéis de luxo? Tudo isso é entulho que depois de algum tempo num canto da casa, vai acabar no lixo (na melhor das hipóteses)

6- Leva uma mochila!

Há papéis e papéis… E há papéis que interessam e valem a pena guardar! Como os que utilizei para os artigos do Desbravando Madrid sobre o Madrid card ou a rota de D.Quixote!

7- Sê simpático.

Por norma, toda a gente deveria ser simpática no dia-a-dia… Mas se não é o teu caso, tenta ser simpático com as pessoas dos stands!

8- Se fores à feira durante o fim-de-semana, vai de manha cedo!

A melhor hora para ir é pouco depois da abertura da feira, quando o resto das pessoas ainda está a dormir!

9- Aproveita eventos para conseguires entrar gratuitamente.

A menos que sejas profissional acreditado., estes eventos costumam ter entrada paga… Uma boa forma de contornar esse pagamento é inscreveres-te em alguma conferência que te interesse. Em alguns casos, como no caso da “Quedada viajera” do minube na FITUR DE MADRID, a entrada é oferecida para esse dia!

10- Não sejas engraçadinho com o pessoal vestido com trajes típicos ou outros adornos para os shows…

Lembra-te que isto não é o circo nem o zoo… E se calhar se fores dizer à baiana para começar a rodar à tua volta, ou ao pastor Masai para dar saltinhos enquanto avisa os animais do leão, eles são capazes de não achar graça 😉

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *