Falar de Viagens

50 cavernas espectaculares à volta do mundo – Parte 2

E para os que gostaram da primeira parte do artigo ’50 cavernas espectaculares à volta do mundo’, aqui está a segunda parte! 25 novas cavernas e grutas para visitarmos… Ou pelo menos sonharmos em visitar!

26- Sandy Glacier Caves, Oregon, EUA

(foto: outdoorproject.com)

(foto: outdoorproject.com)

Uma das maiores cavernas de gelo dos Estados Unidos. Foi formada pelo derreter do interior dos glaciares e as suas câmaras geladas atraem dezenas de exploradores à procura da sua próxima grande aventura. No entanto, devido ao aquecimento global, o glaciar continua a derreter, o que faz com que durante a próxima década a caverna acabe por desaparecer por completo.

27-  Ice Caves, Antártica

(autor: NOAA Photo Library / Creative Commons)

(autor: NOAA Photo Library / Creative Commons)

O Monte Erebus é a zona mais quente da Antártica e a mistura de calor e gelo criou estas maravilhosas cavernas por baixo do solo congelado.

28-  Hoyo Negro, México

(foto: nbcnews.com)

(foto: nbcnews.com)

Uma caverna subaquática que apenas pelo tamanho consegue deixar qualquer um de boca aberta. Mas as descobertas feitas dentro do Hoyo Negro são ainda mais impressionantes: restos de esqueletos de vários animais já extintos e o esqueleto completo de uma rapariga com mais de 12000 anos, o esqueleto mais antigo e completo descoberto nas Américas.

29- Mermaid’s Cave, Irlanda

(foto: dailynewsdig.com)

(foto: dailynewsdig.com)

Localizada por baixo do Castelo de Dunluce, aqui podemos sentir a aura da magia e das tradições irlandesas, que nos farão sair daqui totalmetne espantados.

30-  Chinhoyi Caves, Zimbabué

(foto: thevagabondadventures.com)

(foto: thevagabondadventures.com)

Esta maravilhosa gruta subterrânea atrai exploradores desde a sua descoberta em 1888. Se bem que os mergulhadores já chegaram aos 120m de profundidade, esse não é o fundo da gruta, o que deixa muita coisa para ser descoberta. Quem será o próximo a tentar? Tu? Eu?

31- Blue Cave, Grécia

(autor Marcus Povey / Creative Commons)

(autor Marcus Povey / Creative Commons)

Uma das grutas mais bonitas do mundo, sem sombra de dúvida. É um dos fenómenos naturais mais celebrados e conhecidos de todo o Mediterrâneo. O fenómeno que torna a caverna azul é o mesmo que acontece na Croácia: os raios de sol que se refletem na água junto à entrada da gruta.

32- Majlis al Jinn Cave – Mascate, Omã

(autor: Yousef Tuqan / Creative Commons)

(autor: Yousef Tuqan / Creative Commons)

A caverna Majlis al Jinn é a segunda maior caverna subterrânea do mundo e está localizada numa área remota do Planalto de Selma, em Omã. Majlis al Jinn é comporta por uma única câmara que mede aproximadamente 310m por 225m com uma altura de 120m. Para terem uma ideia do tamanho: dentro da caverna caberiam 12 Boing 747.

33- The Cave of Three Bridges, Líbano

(autor: Bo Stern / Creative Commons)

(autor: Bo Stern / Creative Commons)

Pedra calcária com milhares de anos, uma cascatga que se forma quando a neve se derrete e 3 pontes naturais, fazem com que a Caverna das 3 Pontes seja uma das localizações mais bonitas do mundo.

34-  Reed Flute Cave, China

(autor: Aaron & Carol / Creative Commons)

(autor: Aaron & Carol / Creative Commons)

O nome provém das canas que nascem junto à entrada da gruta e que as pessoas achavam serem perfeitas para a fabricação de flautas.

Iluminada por luzes de várias cores, esta é uma das principais atracções turísticas da cidade de Gullin há 1200 anos. Por aqui podemos encontrar mais de 70 inscrições nas paredes que datam desde 72 a.C até á dinastia Tang.

35- Fingal Cave – Ilha de Staffa, Escócia

(autor: thalamus / Creative Commons)

(autor: thalamus / Creative Commons)

A ilha de Staffa é uma ilha desabitada ao largo da Escócia que esconde no seu interior numerosas cavernas, sendo uma delas a Fingal’s Cave, com 70 de comprimento e totalmente construída por pilares hexagonais de basalto.

36- Jenolan Cave, Austrália

(autor: behindthesteeringwheel / Creative Commons)

(autor: behindthesteeringwheel / Creative Commons)

Situada na Região da Blue Montain, a Jenolan Cave é a gruta mais antiga alguma vez encontrada no mundo. Já foram descobertas mais de 300 entradas, fósseis marinhos e  as suas magníficas formações rochosas continuam a atrair milhares de curiosos todos os anos.

37- Devetashka Cave, Bulgária

(autor: mpjashby / Creative Commons)

(autor: mpjashby / Creative Commons)

A maior caverna da Bulgária. No passado foi a casa de várias populações humanas, mas hoje em dia os seus inquilinos são os morcegos. Mais de 30mil morcegos habitam nesta gruta.

38- Blue Lake Cave, Brasil

(autor: Danielle Pereira / Creative Commons)

(autor: Danielle Pereira / Creative Commons)

A caverna é muito conhecida tanto pelas suas formações rochosas como pelo seu lado. A maravilhosa cor azul do lago faz-nos esquecer de qualquer outra coisa à nossa volta.

39- Cave of the Swallows – Aquismon, Máxico

(foto: rsvlts.com)

(foto: rsvlts.com)

Uma gruta ao ar livre, com uma profundidade de 370m desde o chão da caverna até à zona mais alta da abertura. A segunda gruta mais profunda do México e a 11ª do mundo. O arranha-céus NYC Chrysler Building caberia perfeitamente dentro dela.

40- Mulu Caves, Bornéu, Malásia

(foto: bebiviral.com)

(foto: bebiviral.com)

Localizadas no Parque Nacional Gunung Mulu no Bornéu, são uma das principais atracções da Malásia. Esta gruta é vizinha da Deer Cave!

41- Antelope Canyon, Arizona, EUA

(autor: Moyan Brenn / CC)

(autor: Moyan Brenn / CC)

Escavado durante milhares de anos pelo vento e a água, o que se relfete no aspecto liso e fluído das suas paredes.

42- Hato Cave, Curacao

(autor: Steve Conger / CC)

(autor: Steve Conger / CC)

Formada por calcário coral, esta caverna é um local popular que atrai visitantes de todo o mundo com vontade de a explorar. Pinturas e petroglifos deixados por escravos fugidos há mais de um século ainda podem ser vistos nas paredes.

43-  Dongzhong Cave – Guizhou, China

(foto: tadtoonew.com)

(foto: tadtoonew.com)

Não é uma caverna maravilhosa e cheia de beleza natural, como as outras, mas server um propósito um tanto ou quanto insólito: é uma escola primária!

44- Cenote Ik Kil, México

(autor: Vicente Villamón / CC)

(autor: Vicente Villamón / CC)

Uma caverna sem tecto, com um enorme lago no centro. Faz as delícias dos seus visitantes e é perfeito para um mergulho a meio da tarde.

45- Onondaga Cave – Missouri, EUA

(foto: rsvlts.com)

(foto: rsvlts.com)

Da mais de 5500 cavernas no Missouri, a Onondaga Cave é sem dúvida a mais bonita.

46- Crystal Cave, Islândia

(autor: James West / CC)

(autor: James West / CC)

Formada pelo derreter dos glaciares, a água das chuvas e o calor de uma falha vulcânica. Como a caverna é tão instável, qualquer oscilação ou movimento ecoa por toda a caverna e pode ser ouvido.

47- Sea Cave in Algarve, Portugal

(autor: Daniel Gillaspia / CC)

(autor: Daniel Gillaspia / CC)

Portugal também tem direito a cavernas maravilhosas e esta é uma das mais bonitas. Situada perto da praia de Benagil, no Algarve, esta caverna apenas pode ser visitada de barco.

48- Kyaut Sae Cave, Myanmar

(foto: travel.easyfreshideas.com/)

(foto: travel.easyfreshideas.com/)

Sabe-se muito pouco acerca desta caverna, para além de ter sido transformada num templo budista. Vamos descobri-la?

49- Marble Caves, Patagónia

(autor: Javier Vieras / CC)

(autor: Javier Vieras / CC)

Maravilhosos reflexos das águas azuis podem ser vistos refletidos nas paredes e tectos desta caverna. Também é conhecida como Catedral de Mármore por causa dos seus belos arcos escavados na rocha.

50- Phraya Nakhon Cave, Tailândia

(autor: Parker Seybold / CC)

(autor: Parker Seybold / CC)

Local histórico frequentado pelo rei da Tailândia por causa da iluminação que provém dos tectos colapsados. O pavilhão no centro da gruta foi construído para a visita do rei Chulalongkorn em 1890.

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *