Falar de Viagens

30 sinais de que precisas viajar JÁ!

Desde que comecei a viajar com os meus pais aos 3 anos, o bichinho da viagem nunca foi embora, mas noto que nos últimos anos tem ficado mais insistente e “chato”.

Pelo facto de trabalhar numa agência de viagens e ter dois blogues relacionados com viagens, não consigo tirar da cabeça que QUERO, PRECISO, NECESSITO viajar mais e mais… JÁ! E com estes pensamentos vêm as leituras de blogues de viagens, as ideias de trabalhos alternativos para me manter enquanto viajo e as pesquisas de voos baratos para qualquer parte do mundo. Mas também aparecem os ‘senãos’, como a falta de dias de férias, o “medo do desconhecido” (não é toda a gente que pode despedir-se do trabalho, ou tem coragem de o fazer, e ir dar a volta ao mundo), o dinheiro que não estica e as frustrações por não conseguir fazer aquilo que se quer.

Hoje decidi fazer uma lista dos 30 sinais que demonstram que estás a precisar de viajar urgentemente. Se te revês em um (ou vários) destes sinais, não te preocupes que a doença tem cura: VIAJA! 🙂

1- Não paras de dizer “tenho vontade de viajar”

Vietname, Islândia, Escócia, Brasil, Estados unidos… A lista de países que queres visitar é interminável e cresce a cada dia que passa. Sonhas diariamente com viagens e fantasias mil e uma histórias sobre tudo o que pode correr bem ou mal nessa viagem que queres mesmo fazer.

2- Todas as conversas nas quais participas acabam contigo a falar de viagens. E os teus amigos já te pediram que pares.

É chato e tu sabes… Mas qualquer coisa que os teus amigos digam, faz com que te lembres de uma peripécia passada em alguma viagem… E lá começas tu a falar daquela vez em que foste ao zoo de não sei onde e o macaco te roubou o chapéu!

3- Viajar converteu-se numa prioridade absoluta e começaste a poupar dinheiro

Deixas de sair à noite com amigos, de comprar roupa cara e começas a comprar comida de marca branca para poderes poupar mais uns trocos para a próxima viagem. Apesar de muita gente não entender as tuas escolhas, na tua cabeça tudo faz sentido, desde que te dê direito a mais uma noite num hostel do Sudeste Asiático.

4- Precisas de férias

Os 22 dias que a empresa te dá não chegam para todas as viagens que planeias fazer ao longo do ano. Precisas de, pelo menos, mas 340 dias de férias 😛

5- Perdes demasiado tempo a pensar em viagens que, se calhar, nunca farás.

Escalar os Himalaias, fazer trekking na Antártida, ou caminhar pelas estepes da Sibéria…. Sabes aquelas viagens menos prováveis de fazer? Claro que sabes, já as imaginaste todas! 😉

6- Passas o dia a ler blogues relacionados com viagens

Conheces os blogs mais importantes na tua língua, em espanhol, inglês, francês e qualquer outra língua que fales! Não perdes os updates semanais e estás sempre à procura de outros blogues interessantes para seguir.

A female using a digital tablet.

7- Pensaste em trabalhar e viajar ao mesmo tempo

Feliz ou infelizmente o teu dinheiro é finito, como o da maioria dos mortais. Mas mesmo assim queres tanto viajar que já andaste à procura de como ganhar uns trocos enquanto viajas: lavar loiça, dar aulas de uma língua, tocar guitarra nas ruas ou vender artesanato, são algumas das opções!

8- Já não procuras companhia para viajar, vais sozinho

Muitas vezes as férias, horários ou poder económico não quadram com o das pessoas que te rodeiam, seja namorados, família e amigos. Então decides começar a viajar sozinho, porque já não aguentas passar outro verão em casa.

9- Ficas emocionado só de ver vídeos de viagens

A maior parte das pessoas acham que é uma seca ver os filmes das viagens dos outros, mas tu adoras! Ver por onde passaram e o que fizeram e aproveitar para tirar umas notas para quando viajares para esse destino.

10- Começas a sorrir ao ver alguém com uma mochila ou um mapa a caminhar pela tua cidade

Sorris, Às vezes até te ris um pouco e pensas “Aquela deve ser a minha cara quando vou ando por uma cidade que não conheço… Será que precisa de ajuda?”. Se tiveres tempo ainda te aproximas, ofereces ajuda à pessoa e falas daquele tasco onde costumas fazer as tainadas com amigos…

11- Compraste um globo terrestre ou um mapa mundi

Um globo terrestre-candeeiro como os que tínhamos quando eramos crianças… Ou um daqueles mapa-mundi gigantes de “raspadinha”, onde apontar os países que já visitaste e pendurar fotos dos melhores momentos.

mapa

12- Entre filmes e séries, o que gostas mais é de ver documentários sobre viagens

Porque ver o último filme do Tarantino ou uns episódios da tua série preferida quando podes babar a olhar para aquele documentário super interessante sobre Ho Chi Min?

13- Inscreveste-te em plataformas como o Couchsurfing e o Postcrossing

Quando a ressaca da falta de viagens te entra no corpo, qualquer plataforma e contacto com vajantes é válida para acalmar o “monstro”.

14- Compraste uma máquina fotográfica e divertes-te a experimentar novas funções

Achas que as fotos de viagem não devem ser tiradas com telemóvel, por muito iPhone 6 que seja, então decides comprar uma máquina fotográfica, que será a tua melhor amiga nas próximas aventuras. Divertes-te a experimentar todas as modalidades disponíveis e acabas a fotografar o teu cão/gato/planta em sépia, preto e branco, HDR e com efeitos estranhos.

15- Sempre que fazes uma viagem, por mais pequena que seja, não queres voltar a casa

Às vezes até são viagens de trabalho e a coisa nem é divertida… Mas se estás há muito tempo sem viajar, até essas são um pretexto para não querer voltar a casa.

16- Fantasiaste em comprar e/ou viajar numa caravana ou carrinha estilo pão-de-forma

De pequena o meu sonho era comprar uma auto-caravana e viajar pela Europa inteira de parque de atracções me parque de atracções. Um sonho de criança? Talvez… Mas quantos de vocês não fantasiaram com coisas parecidas?

17- A palavra ‘viagem’ é das mais comuns no teu vocabulário

Falas de viagens a toda a hora e em todo o momento, porque as viagens são a tua paixão e é viajar aquilo que queres fazer. Até podem estar a falar de música, porque tu vais suspirar e dizer “quem me dera ser roadie para poder ir com a banda e viajar por todo o mundo”. Entendes onde quero chegar? 😛

18- Passas a vida a perguntar-te se estás a fazer o que realmente queres ou gostas

Será que estou no emprego certo? Isto de trabalhar 8 horas fechado num escritório é mesmo para mim? E porque não mudo? Porque não tirar um ano sabático e ir conhecer o mundo?

19- Participas em vários grupos de viagens e viajantes no facebook

Entraste em grupos de tudo quanto é viagem e viajantes. Lês os artigos que aparecem por aí e fazes parte activamente da comunidade. De vez em quando partilhas a tua própria experiência, mas a maior parte das vezes limitas-te a ver, fazer like e sonhar.

20- Ficas emocionado só de ouvir palavras como “companhias low cost” ou “Vietname”

Voos low cost? ONDE? Para onde? Quando? Vamos?! Vietname? Barato? Que estamos aqui a fazer?!

21- Quando te vais despedir dos teus amigos ao aeroporto ficas com um pouco de inveja e pensas que tu também deverias embarcar naquele avião

A sensação é a mesma para todas as pessoas. Ficas feliz porque os teus amigos vão viajar, mas ao mesmo tempo não deixas de sentir uma pontinha de inveja/tristeza por não poder ir também

22- Passaste pelo menos uma noite inteira a sonhar com a viagem da tua vida

A viagem da tua vida normalmente inclui uma viagem à volta do mundo, pisando todos os países possíveis e imaginários, com um bilhete de ida e sem dia para voltar. Mergulhas, conheces as grutas mais espectaculares, vives uns dias com povos nativos e aprendes a falar uma outra língua. Pois.

23- E mais duas ou três noites a sonhar em como pagar essa mesma viagem

E depois passas mais duas ou três noites a pensar quanto precisarias para fazer uma viagem destas, onde podes poupar mais um pouco e como explicar à família que vais numa viagem sem volta programada…

24- Caminhas pela tua cidade como se fosses um turista em viagem

Depois de tantos anos a ignorar o que de bonito tem a tua cidade, agora decidiste ir ao posto de turismo, apanhar um mapa e meia dúzia de folhetos sobre monumentos e lá vais tu à caça das coisas desconhecidas da tua própria cidade. Como diria o outro “vá para fora cá dentro”. Aproveitas e levas a tua máquina fotográfica nova para ires praticando.

25- Fazes escapadelas sempre que podes

A melhor coisa a seguir a uma viagem é uma escapadela de fim-de-semana. É o irmão mais novo (quase recém-nascido, coitado) das viagens, mas dá para sentir o gostinho. Passar uns dias fora de casa sabe sempre bem!

26- Sempre que viajas de autocarro, olhas pela janela e imaginas mil e uma aventuras

Isto não acontece só nos filmes e tu és a prova viva disso! Enquanto alguns sonham com os namorados ou namoradas, os filhos ou as compras que têm de fazer antes de chegarem a casa, tu sonhas com viagens… Relembras as que já fizeste e imaginas as que estão para vir.

27- Pensaste em casar só para teres 15 dias extra de férias e poderes viajar

Quem nunca? Até aqueles que nunca quiseram casar já pensaram nesta hipótese! (falo por experiência própria em conversa com colegas de trabalho!) Entre os 22 dias de férias e os 15 dias extra, se casares numa altura com vários feriados, podes ficar quase 2 meses de férias!

28- A tua lista de “lugares onde ir antes de morrer” é tão extensa que sabes perfeitamente que nem reencarnando 10 vezes a consegues cumprir até ao fim.

Todos temos uma bucket list de viagens…. e se for tão grande como a minha… Boa sorte! Entre falta de dinheiro e falta de tempo, não sei qual me preocupa mais 😛

29- O teu primeiro impulso ao abrir o PC é entrar em sites relacionados com viagens e procurar alguma oferta que possas aproveitar.

Skyscanner, Booking, TripAdvisor, Piratas Viajeros… Para onde vamos hoje? Para onde são as ofertas de voos low cost desta semana? Sabes tudo de cor, mas mesmo assim dás sempre uma espreitadela, não vá o diabo tecê-las…

30- Demoraste 15 dias para desfazer a mala da última vez que voltaste de uma viagem

Voltaste de viagem e nem sequer queres olhar para a mala, quanto mais tirar as coisas que estão lá dentro… O desfazer da mala significa que a viagem acabou. Finito. Voltaste a casa e não sabes quando será a próxima aventura.

Então e vocês de quantos destes sintomas sofrem? Viajar é um vício saudável!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.