Falar de Viagens

60 filmes sobre viagens onde procurar inspiração

O verão está “quase” a acabar, mas isso não significa que as viagens tenham de esperar até ao próximo ano. Até porque, com a chegada da época baixa, chega a altura mais barata para viajar!
MAS… Se és uma das pessoas que só pode mesmo viajar quando os miúdos têm férias, não te preocupes! Com o artigo de hoje, uma lista de 60 filmes sobre viagens, vais poder aproveitar essas noites de inverno e peli-manta (como dizem os espanhóis) para procurar inspiração e tirar algumas ideias para as tuas próximas férias, enquanto passas um agradável serão junto dos que te são mais importantes.

Vicky Cristina Barcelona

(fonte: reykissna.wordpress.com)

(fonte: reykissna.wordpress.com)

História de duas amigas que viajam para Barcelona e acabam apaixonadas pelo mesmo pintor, sem saberem que a ex-mulher está prestes a entrar na vida dos três. Além das fantásticas paisagens espanholas, mostra-nos como as viagens nos podem abrir a mente a novas experiências.

Into The Wild (O Lado Selvagem)

Depois de acabar a universidade, Christopher decide doar todas as suas poupanças à caridade e ir à boleia até ao Alasca, onde pretende viver na floresta. Pelo caminho vai encontrando várias pessoas que vão moldando a sua vida. É uma história real, que não teve um final feliz.

Seven Years in Tibet (Sete Anos no Tibete)

Mais uma história real, desta vez passada no Tibete, para onde viajou o montanhista Heinrich Harrer para tentar conquistar os Himalaias e que se tornou amigo do Dalai Lama. Um retrato autobiográfico, passado numa época em que a China tentava invadir o Tibete à força.

The Darjeeling Limited

Um ano após a morte do pai, três irmãos decidem viajar de comboio pela Índia numa tentativa de se aproximarem, fazerem o luto pelo pai e crescerem. Ao mesmo tempoq ue os irmãos aprender a lidar com a perda acabam por se chatear e lutar uns com os outros, ultrapassam obstáculos e começam a amar a Índia.

The Motorcycle Diaries (Diários de Che Guevara)

Diários de Che Guevara está baseado nos diários pessoais de Che Guevara e mostra a história de dois jovens médicos que decidem partir numa viagem de 5 meses pela América do Sul, para utilizarem os seus conhecimentos médicos numa colónia de leprosos perdida perto do rio Amazonas.

In Bruges (Em Bruges)

(fonte: movieposteraddict.com)

(fonte: movieposteraddict.com)

Uma comédia negra sobre dois assassinos irlandeses que se escondem num Bed&Breakfast em Bruges depois de um trabalho em Londres ter corrido mal.

L’Auberge Espagnole (A Residência Espanhola)

Xavier é um estudante francês de Economia que decide mudar-se de Paris para Barcelona onde vai estudar durante um ano e conviver num apartamento com gente de outras 5 nacionalidades. Quem já fez ERASMUS de certeza que se sentirá identificado com muitas das situações!

Thelma & Louise

A história de duas amigas que abandonam as suas vidas para fazerem uma road-trip através do Sudoeste dos Estados Unidos, montadas num Thunderbird de 66, ao memso tempo que fogem da justiça.

Under the Tuscan Sun (Sob o Sol da Toscânia)

Baseado no livro de Frances Mayes, o filme conta a história de uma escritora divorciada que vai de férias para a Toscana e acaba por comprar uma villa no campo para tentar mudar a sua vida.

Y tu mamá también (E a tua mãe também)

Dois rapazes jovens apaixonam-se pela mesma mulher e convidam-na a embarcar numa numa roadtrip pelo México até uma praia paradisíaca, inventada por eles e que não existe. Pelo caminho irão aprendendo mais sobre a vida, as amizades, o sexo e eles próprios.

Amelie (O Fabuloso Destino de Amelie Poulain)

(fonte: coolturalblog.com)

(fonte: coolturalblog.com)

Amélie é uma rapariga praisiense bastante ingénua e com um sentido de justiça muito próprio que se propõe a ajudar todos os que a rodeiam. Acaba por encontrar o amor e apaixonar-se.
O filme é um tanto ou quanto estranho, mas tem vistas fabulosas da Cidade da Luz.

Lost in Translation (O Amor é um Lugar Estranho)

O Amor é um Lugar Estranho leva-te ao coração da caótica cidade de Tóquio onde Bob, um actor em decadência, e Charlotte, a esposa de um fotógrafo que ali está numa viagem de trabalho, se encontram e conhecem. Em vez de ficarem presos no hotel, decidem ir explorar a cidade juntos!

Midnight in Paris (Meia-Noite em Paris)

Jim, a sua noiva e a família dela vão numa viagem até Paris. Tudo corre bem e durante o dia podemos ver a cidade conforme a conhecemos hoje. Mas durante a noite, enquanto Jim passeia pela cidade, acaba por entrar num túnel do tempo que o leva até à Paris dos anos 20, onde conhece algumas das personagens mais famosas daquela época.

The Beach (A Praia)

Richard, um rapaz de 20 e poucos anos viaja para a Tailândia e encontra um mapa estranho que, segundo os rumores, o levará a uma praia paradisíaca e solitária. Intrigado, decide ir à procura do tal paraíso, mas acaba por o destruir.

Easy Rider

Uma clássica roadtrip pela América, entre Los Angeles e Nova Orleães, feita por dois motards.

Out of Africa (África Minha)

(fonte: uphe.com)

(fonte: uphe.com)

África Minha é um clássico do cinema, uma história de amor passada no Quénia entre uma baronesa/dona de uma plantação e um caçador.

The Way (O Caminho)

Um filme fantástico e emotivo no qual Tom, um médico americano, viaja até França para recolher as sinzas do seu filho, falecido enquanto tentava terminar o Caminho de Santiago. Tom decide terminar o que o filho começou e ao longo do caminho vai encontrando vários peregrinos, que o ajudam a ver a razão pela qual o filho gostava tanto de viajar.

Wild (Livre)

As crónicas da viagem de uma mulher, uma caminhada de mais de 1000 milhas ao longo do Pacific Crest Trail, como forma de recuperar de uma tragédia pessoal que se abateu sobre ela.

Before Sunrise (Antes de Amanhecer)

Dois jovens conhecem-se numa viagem de comboio pela europa e acabam por passar uma tarde juntos em Viena. Infelizmente, ambos sabem que esta será provavelmente a última vez que se verão. (O que acontece 80% das vezes que conheces alguém durante uma viagem)

Catch Me If You Can (Apanha-me se Puderes)

Apanha-me se puderes conta a história louca, mas verdadeira, sobre um rapaz de 19 anos que se fez passar por advogado, médico e piloto, enquanto recebia milhões de dólares. A personagem principal passa o tempo a viajar de um lado para o outro.

Indiana Jones

(savethecat.com)

(fonte: savethecat.com)

The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert (As aventuras de Priscilla, rainha do deserto)

Um filme sobre dois drag queen e um transsexual australianos que viajam através do deserto para apresentarem o seu espectáculo de cabaret.

The Endless Summer (Alegrias de Verão)

Neste filme seguimos a 2 jovens surfistas à volta do mundo à procura da onda perfeita.

The Secret Life of Walter Mitty (A Vida Secreta de Walter Mitty)

Walter Mitty é um homem que detesta o seu emprego e sonha com uma vida de aventuras. Mas é também a ligação entre a revista Life e o fotógrafo Sean O’Connell. Um dia Walter descobre que perdeu uma das fotos de Sean antes de a poder entregar à revista e vai á procura do fotógrafo pelo mundo, acabando por tornar os seus sonhos em realidade.

The Talented Mr. Ripley (O Talentoso Mr. Ripley)

A história segue o Sr. Ripley, enviado para Itália à procura de um jovem milionário, playboy e mimado para o trazer de votla á Manhattan dos anos 50.

Tracks

(fonte: heyuguys.com)

(fonte: heyuguys.com)

Baseado na novela escrita por Robyn Davidson sobre a sua viagem de 2735 quilómetros pelo deserto australiano, com a única companhia do seu cão e dos seus quatro camelos. Uma viagem de nove meses que começa em Alice Springs e termina na costa Oeste da Austrália.

A Good Year (Um Ano Especial)

Um filme que nos façla de um banqueiro que reencontra o seu verdadeiro ‘Eu’ quando volta à vinha do seu tio. No início quer vender todo o terreno e ganhar dinheiro com ele, mas acaba por conhecer uma rapariga francesa que o faz mudar de ideias. Filme perfeito para os amantes de vinho!

A Map for Saturday

A Map for Saturday é um documentário de viagem que relata a experiência de Brook Silva Braga enquanto prepara a sua viagem de volta ao mundo. Filmou toda a viagem incluindo os receios da família, a sua ansiedade antes da partida, as pessoas que foi conhecendo pelo caminho e os altos e baixos da viagem. É considerado por muitos o melhor filme/documentário sobre viagens longas.

Butch Cassidy and the Sundance Kid (Dois Homens e um Destino)

Um western clássico sobre dois ladrões de bancos que viajam até à Bolívia para escapar da lei.

Doctor Zhivago (Doutor Jivago)

Um filme que é ao mesmo tempo épico e clássico. Durante mais de 3 horas, segue a vida de um médico (e poeta) russo durante os tempos tumultuosos da Primeira Guerra Mundial e da Revolução de Outubro, momento no qual acaba por se apaixonar por uma mulher, apesar de ser casado.

Manhattan

(fonte: huffpost.com)

(fonte: huffpost.com)

Woody Allen interpreta um escritor divorciado que namora com uma rapariga 25 anos mais velha que ele e que ao mesmo tempo se apaixona pela amante de um dos seus amigos mais chegados.

Roman Holiday (Férias em Roma)

Um clássico a preto e branco protagonizado por Audrey Hepburn. Mostra-nos a Roma dos anos 50 pelo olhar de uma princesa protegida e do rapaz americano por quem ela se apaixona.

The Sound of Music (Música no coração)

Um clássico dos anos 60 que nos mostra a Áustria dos anos 30. A história de uma rapariga que em vez de ser freira decide ser a ama dos filhos de um oficial da marinha viúvo.

Up (Up – Altamente!)

Vamos conhecer as Cataratas do Paraíso? O Sr. Fredericksen, o Russel e o Dug levam-nos até lá, num filme cheio de aventuras (e balões!)!

180 Degrees South (180º Sul)

Este filme segue a aventura de Jeff Johnson quando em 1968 ele decide refazer a viagem até à Patagónia dos seus heróis, Yvon Chouinard e Doug Tompkings.

A Room With a View (Quarto com a Vista sobre a Cidade)

(fonte: madmovieman.wordpress.com)

(fonte: madmovieman.wordpress.com)

Passa-se entre Inglaterra e Itália e conta a história de uma jovem na cultura restritiva e repressiva da Era Eduardiana em Inglaterra, e do seu amor por um jovem de espírito livre.

Away We Go (Um Lugar para Viver)

Um casal à espera do seu primeiro filho decide viajar pelos Estados Unidos à procura do melhor local para começar a vida familiar e decidir o local ao qual querem chamar “casa”.

Casino Royale

Filme do James Bond, toda a gente já sabe como acaba. O melhor do filme são sem dúvida as suas paisagens. Apesar de no filme o Casino estar localizado em Montenegro, na realidade as filmagens foram feitas em Itália, na República Checa, Inglaterra e nas Bahamas.

Copenhagen

Um filme passado na cidade de Copenhaga que narra o amor entre um viajante de quase 30 anos e uma adolescente quase maior de idade.

Crocodile Dundee (Crocodilo Dundee)

Depois da saga de Crocodile Dundee todos queriamos ser australianos! Uma ótima forma de conhecer a Austrália e aprender alguns “clichés” sobre o país 😉

Eat Pray Love (Comer Orar Amar)

(fonte: inspire99.com)

(fonte: inspire99.com)

Uma mulher casada descobre o quão infeliz o seu casamento é e decide mudar o rumo da sua vida. Após um divórcio difícil, embarca numa viagem à volta do mundo para se descobrir a si mesma.

Hideous Kinky (O Expresso de Marrakesh)

Juntamente com as duas filhas menores, Julia decide fazer o que muita gente na sua época fez: fugir de Londres e partir à aventura e acaba por adoptar Marraquesh como o seu novo lar. A viagem é contada pela óptica da filha mais velha e é um drama baseado no romance de Esther Freud.

How Much Further

Esperanza e Tristeza são duas raparigas que tentam ir de Quito até Cuenca, no que seria uma simples viagem de 5h de autocarro. Mas, por culpa de uma greve, o autocarro não parte e elas são obrigadas a fazer o caminho à boleia.

In July

Uma roadtrip pela Europa de Leste e todas as aventuras que podem acontecer pelo caminho.

Indochine (Indochina)

A historia passa-se durante os anos 30, quando a indochina era uma colónia francesa. O filme conta-nos a história de uma mulher francesa que acaba por educar uma Princesa vietnamita, e do drama que ambas vivem quando se apaixonam pelo mesmo oficial da marinha francesa.

Lawrence Of Arabia (Lawrence da Arábia)

(fonte: theburningbloggerofbedlam.com)

(fonte: theburningbloggerofbedlam.com)

Um filme de culto e um clássico dos filmes de viagens. A história passa-se durante a Primeira Guerra Mundial e segue as interacções de um soldade britânico com as tribos nómades, tentando unir os exércitos contra os turcos.

Slumdog Millionaire (Quem Quer Ser Bilionário?)

A vida de um adolescente que cresceu nas favelas indianas mas que consegue chegar até ao programa de televisão “Quem QuerSer Milionário?”. O filme mostra a Índia como ela é na realidade: superlotada, suja e pobre.

On the Road (Na Estrada)

O jovem escritor Sal Paradise vê a sua vida abalada pela chegada de Dean Moriarty e a sua namorada Marylou. À medida que viajam pelo país vão conhecendo várias pessoas que, cada uma à sua maneira, acabam por causar algum impacto nas suas vidas.

One Week (Uma Semana)

As crónicas da viagem do motoqueiro Ben Tyler enquanto ele viaja de Toronto até Tofino. Ben vai parando em monumentos que são, ao mesmo tempo, icónico e ideossincráticos na sua busca para descobrir o sentido da vida

Romancing the Stone (Em Busca da Esmeralda Perdida)

romancing-the-stone

Uma escritora que passa o tempo a fantasear com o homem perfeito acaba por o encontrar quando é obrigada a partir para resgatar a sua irmã que havia sido sequestrada.

Salmon Fishing in the Yemen (Amor Impossível)

Um Sheik decide que deveria haver pesca com mosca no meio do deserto, então contrata um consultor para que contacte expertos em pesca que cumpram o seu desejo. O filme “Salmon Fishing in the Yemen” fala-nos desta aventura.

The Bucket List (Nunca É Tarde Demais)

Dois homens com doenças terminais decidem fugir do hospital para embarcarem numa viagem que os levará a fazer as coisas que sempre quiseram e nunca tiveram tempo, antes de morrerem.

The Descendants (Os Descendentes)

A história do filme é um pouco triste: um pai que tenta cuidar das suas duas filhas depois de a mãe morrer. Mas os cenários do Havai são maravilhosos!

Two for the Road (Caminho para Dois)

Protagonizado por Audrey Hepburn, conta a história de um casal que decide examinar a sua relação durante uma viagem pelo sul de França.

The Grand Budapest Hotel

(fonte: robbinsrealm.com)

(fonte: robbinsrealm.com)

As aventuras de Gustave H, o lendário consierge num famoso hotel da (imaginária) República de Zubrowka, e de Zero Moustafa, o rapazinho que o ajuda no lobby do hotel.

The Trip

Dois actores britânicos amigos/rivais fazem uma viagem até ao norte de Inglaterra para descobrir os melhores restaurantes da zona, numa aventura fresca e hilariante.

The Trip to Italy (A Viagem a Itália)

Steve Coogan e Rob Brydon voltam a fazer das suas, desta vez em itália. Os actores comem em alguns dos melhores restaurantes e hotéis do país, entre Piedmont e Capri.

Una noche (Uma Noite)

Um história que segue a aventura de um cubano que vive em Havana mas que sonha fugir para Miami. 90 milhas separam os dois destinos e um dia, com a ajuda de Elio, Raul embarca na maior aventura da sua vida.

Up in the Air (Nas Nuvens)

(fonte: archeravenue.net)

(fonte: archeravenue.net)

Ryan Bingham é um homem que passa tanto tempo nos aeroportos e aviões, que já se sente como se estivesse em casa. Um filme que deve ser visto por quem está a fazer viagens longas, já que mostra algumas da mistura de emoções de quem passa o tempo a mudar de lugar.

—-

Qual o vosso filme favorito? Acham que existe algum outro filme que vos inspirou a viajar e que deveria fazer parte da lista?

Os filmes foram escolhidos conforme a quantidade de vezes que foram mencionados nas seguintes fontes: Business Insider; Travel and LeisureIMDb; Expert Vagabond; Nomadic Matt; Condé Nast Traveler; The Planet D e Condé Nast Traveler.

Artigos Relacionados

Comentários

comentários