Falar de Viagens

15 Pontes na Europa para cruzar (pelo menos) uma vez na vida

Em qualquer parte do mundo existem monumentos incontornáveis, pratos que TEMOS de provar quando visitamos determinado local, tradições para experimentar, etc etc etc.
E existem também as pontes! Normalmente nem nem nos lembramos delas, mas se nos pomos a pensar um pouco: Golden Gate, D. Luis, Alexandre III, 25 de Abril, são todas pontes icónicas e que nos remetem looogo para a cidade onde estão localizadas!

É impossível saber quando é que a primeira ponte foi construída, mas desde que existimos enquanto espécie que precisamos de formas para atravessar cursos de água sem sermos levados pelas correntes. As primeiras pontes terão sido feitas com troncos ou estacas de madeira simples, usando suportes simples e traves mestras. Durante a Idade do Bronze, quando começamos a ser mais sedentários, foi preciso melhorar as estruturas e passaram a utilizar pedra. Hoje em dia sabemos que a primeira ponte romana foi construída no rio Tibre no ano de 621 a.C. e foi chamada de Ponte das Estacas “Pons Sublicius”; mas antes já tinham sido descobertos vestígios de pontes no Egipto e Mesopotâmia com mais de 6000 anos!

Com o passar do tempo a construção foi avançando, as pontes foram ficando cada vez mais bonitas e todo este avanço trouxe-nos até ao artigo de hoje sobre 15 das pontes mais bonitas da Europa que é necessário visitar pelo menos uma vez na vida!

Ponte das Correntes, Budapeste (Hungria)

(fonte: pixabay.com)

(fonte: pixabay.com)

Atravessa o Danúbio mesmo em frente ao palácio de Buda e une Buda com Peste. Foi construída em 1849 e tem 475 metros de comprimento que durante a noite ficam completamente iluminados. É um dos símbolos da cidade, um orgulho para os seus habitantes e um “must go”! Daqui temos vistas óptimas para o Palácio de Buda e vista lateral para um dos edifícios mais bonitos da cidade, o Parlamento.

Ponte Carlos, Praga (República Checa)

ponte carlos praga

Romântica por natureza, com as suas estátuas, a música e o tom escuro das suas pedras que levam desde 1357 vendo as pessoas cruzarem o rio Moldava. Vale a pena perder algum tempo por aqui a apreciar a vista do rio, os artistas de rua e quem sabe, se forem românticos como um dos meus amigos, pedirem a/o vossa/o namorada/o em casamento! 🙂

Ponte de Arganzuela, Madrid (Espanha)

ponte arganzuela

Uma das pontes que atravessa o rio Manzanares e liga o parque Madrid Rio ao outro lado da cidade. É pedonal e um dos locais que os turistas que vêm a Madrid não costumam visitar. Uma das minhas favoritas, sem dúvida.

Viaduto de Millau, França

viaduto millau

(fonte: domtotal.com)

Uma maravilha da engenharia moderna! Esta é a ponte mais alta do mundo, com uma altura de 343 metros e que em dias de neblina faz com que nos sintamos a andar liteeralmetne nas núvens! Tem 2460 metros de comprimento e atravessa o vale de Tarn, no sul de França.

Kapellbrücke, Lucerna (Suíça)

Kapellbrucke lucerna

(fonte: Wikimedia Commons)

A “ponte da capela” é uma ponte pedonal de madeira que atravessa o rio Reuss na cidade suíça de Lucerna. A ponte foi construída em 1333 e no seu interior podemos ver pinturas que datam do século XVII que foram reconstruídas depois do terrível incêndio que a ponte sofreu em 1993. As pinturas contam a história da cidade e falam de temas como a peste ou a igualdade de todos nós perante a morte.

Ponte Rialto, Veneza (Itália)

ponte rialto veneza

(autor: llamnudds / Flickr CC)

Escolher uma só ponte em Veneza é difícil! A cidade conta com mais de 350 pontes que atravessam os seus 170 canais e rios. A ponte Rialto é uma das 4 pontes que cruza o Gran Canale e, sem dúvida, uma das mais belas de todas. Foi construída no século XVI e os seus arcos ainda hoje fazem suspirar muita gente.

Pont Neuf, Paris (França)


(autor: stephane martin / Flickr CC)

Apesar de se chamar ‘Ponte Nova’, na realidade é a mais antiga de todas as pontes da cidade de Paris. Foi baptizada com este nome por ter sido a primeira ponte a ser construída em pedra no final do século XVI.

Ponte Vecchio, Florença (Itália)

ponte velho florença

(fonte: Wikimedia Commons)

É uma das pontes mais antigas da Europa e a mais antiga de Florença, construída em 1345 sore as ruínas de outra ponte. É uma das poucas pontes existentes do mundo com casas na sua estrutura. No início pertenciam aos talhantes de Florença, mas desde 1593 foram ocupadas por ourives, que continuam lá até hoje.

Ponte Nova, Ronda (Espanha)

ponte nova ronda

(fonte: Wikimedia Commons)

Localizada na cidade de Ronda, perto de Málaga, esta ponte tem 100 de altura e atravessa o rio Tejo desde 1793.

Tower Bridge, Londres (Inglaterra)

tower bridge londres

(fonte: wikipedia)

A Tower Bridge, ou “ponte da torre” me tradução literal, é uma ponte basculante no centro de Londres e um dos símbolos da capital inglesa. Uma das pontes mais belas e famosas do mundo.

Ponte Vasco de Gama, Lisboa (Portugal)

ponte vasco gama lisboa

(fonte: Wikimedia Commons)

Uma das mais compridas da Europa, com 17 quilómetros, é uma obra de engenharia espectacular que merece ser percorrida! Símbolo da “nova” Lisboa desde 1998.

Ponte Velha, Mostar (Bósnia Herzegovina)

ponte velha mostar bosnia

(fonte: pixabay.com / CC)

Ao olharmos para ela vamos sentir-nos numa história fantástica do universo JRR Tolkien ou GRR Martin. Mas vamos também ver marcas da guerra da ex Jugoslávia.

A ponte foi construída no século XVI pelo Império Otomano, para ser posteriormente destruída em 1993 durante a guerra. Voltou a ser reconstruída em 2004 e recuperou todo o seu esplendor.

Ponte Suspensa de Clifton, Bristol (Reino Unido)

ponte suspensa clifton bristol

A Ponte Suspensa de Clifton liga Clifton em Bristol a Leight Woods em North Somerset cruzando o rio Avon. Desde a sua abertura em 1864 é necessário pagar 1libra esterlina para passar com o carro.

É uma das minhas pontes favoritas. De um lado vemos o imenso desfiladeiro do rio Avon e do outro lado temos umas vistas fantásticas sobre Bristol.

Ponte Pulteney, Bath (Reino Unido)

pontes na europa, top10 pontes europa, pontes a nao perder

A Ponte Pulteney atravessa o rio Avon na pequena cidade de Bath e foi construída em 1773. Foi projectada por Robert Adam e é uma das únicas 4 pontes no mundo que possui lojas/casas em toda a sua extensão e de ambos os lados. É uma “irmã mais nova” da Ponte Vecchio de Florença e nas suas lojinhas podemos encontrar flores, sumos e mapas antigos.

 

Durante os dias 25, 26 e 27 de Maio, a TAP tem 15% de desconto para vários destinos em toda a Europa, com saídas desde Portugal!

Artigos Relacionados

Comentários

comentários